Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Opinião: A Construção do Vazio

Sara, 17.06.22

Autor: Patricia Reis

Editora: Dom Quixote

Ano: 2017 (1ª ed.)

N.º Pág.: 160

ISBN: 978-972-20-6231-2

 

 

 

Sinopse:

A história de Sofia, uma menina-tesoura que sobrevive a uma relação de violência e abuso e cresce com a convicção de que a maldade supera tudo.
Será possível atenuar a dor?
Como se resiste ao fantasma real da infância?
Que decisões partem dessa memória e podem limitar a vida?
Sofia abriga-se na amizade de três homens, Eduardo, Jaime e Lourenço, e vive sem desejo, sem vontade, de construção em construção, sendo o vazio o objectivo final.

 

Opinião:

No mês de Maio, a Maria João Covas, no seu desafio de leitura, propôs a leitura de um livro escolhido por um amigo e foi assim que conheci a escrita crua de Patrícia Reis.

Este foi um livro difícil para mim. Foram várias as vezes que tive de o poisar e respirar bem fundo. Precisava de uma pausa para relembrar que era apenas uma história. O realismo na escrita de Patrícia Reis fez sentir que Sofia estava bem perto de mim. Talvez conseguisse vê-la por uma janela, testemunhar tudo, mas sem nunca conseguir alcançá-la.

O livro é relativamente pequeno mas a escrita é tão rica que cada página mexe com as emoções de quem o lê. É uma história dura, que começa quando Sofia ainda é criança. E como pode uma criança crescer feliz, sentir-se amada, se aprende desde cedo que o mundo é um local violento? Se até nós, leitores, adultos, sentimos angústia ao ler os acontecimentos que vão pautando a sua vida?

Como poderia Sofia apagar as suas memórias?

 

Pontuação: 10/10

 

Ainda da sinopse: "Sofia surge pela primeira vez no livro Por Este Mundo Acima (2011) ..." e os personagens Eduardo, Jaime e Lourenço também, pelo que espero descobrir esta leitura em breve.