Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Anjos e Demónios

Sara, 19.05.09

Nunca li nenhuma obra de Dan Brown. Há cerca de 4 anos lembro-me de todos os meus amigos terem lido o Código da Vinci ou pelo menos falavam como tal. Eu não sou muito de modas, normalmente deixo a loucura passar e depois, ai sim, se a curiosidade se mantiver, descobrir o que causou tanto furor.

 

Então, há uns 4 meses vi, finalmente, o Código da Vinci. Lembro-me perfeitamente de colocar o dvd no leitor e pensar “Vamos lá ver porque é que este filme causou tanta sensação...”. Vi, deixei-me levar e gostei mas fiquei com vontade de o ver outra vez, de uma forma mais crítica. Mas não cheguei a fazê-lo.

 

 

Ontem fui ver o “Anjos e Demónios” e esperava por uma sala cheia. Estávamos apenas quatro. Fui com grande expectativa e a meio do filme só conseguia pensar e, por vezes, até expressar sentimentos começados por “Que disparate...”. Saí da sala a pensar que o filme no seu contexto histórico era muito interessante e que o romance criado também mas já a parte da acção... só para rir... Cenas como uma explosão que destrói tudo à volta, faz pessoas voar e ao mesmo tempo aparece um homem no céu lançado dum helicóptero a uma altitude que não me parece muito credível e de pára-quedas aberto, intacto, e chega ao solo e ainda anda pelo seu pé. Só para inglês ver. E como esta cena, existem muitas mais.

 

Para meu grande desapontamento, quando cheguei a casa pesquisei sobre os Illuminati, uma das sociedades secretas de pensadores e ainda consegui encontrar mais erros e situações que aparentemente nunca se sucederam como no filme nos leva a crer. O ponto para mim mais alto foi mesmo a riqueza do filme em história de arte, conhecem-se várias igrejas, esculturas, praças, etc. Fiquei ainda mais interessada em visitar Roma. Tornou-se mesmo o meu destino preferido a visitar.

 

Claro que o filme é um romance, mas se um romance se enquadra numa situação histórica, os factos devem ser revelados sem erros temporais ou invenções. Caso contrário, todo o filme se perde e passa a ser algo a esquecer.

 

Mas, mesmo assim, ainda tenho curiosidade em conhecer os livros de Dan Brown. Costumo ler as obras antes de estas serem adaptadas ao cinema e a obra é sempre mais rica, cheia de pormenores enquanto que na adaptação se perdem e, muitas vezes, resulta em interpretações que podem ser bastante diferentes.

 

Como ignorante sobre este escritor fui procurar o site oficial das suas obras (e está aqui) com a lista dos seus romances: The DaVinci Code, Angels & Demons, Digital Fortress, Deception Point e The Lost Symbol, que será publicado em Setembro deste ano.

 

Quanto à próxima adaptação a filme, dificilmente a irei ver.

6 comentários

Comentar post