Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Paixão em Florença

Sara, 29.07.09

“Florença. Uma magnífica casa nas colinas serve de cenário para um sonho que, subitamente, se transformará em pesadelo… Nesse refúgio de tranquilidade, as violentas emoções do passado são momentaneamente eclipsadas e Mary Panton pode encarar calmamente as perspectivas do seu segundo casamento com Sir Edgar Swift – que ela admira e respeita, mas não ama.

Um simples acto de compaixão, o desejo de proporcionar alguma beleza à vida atribulada e infeliz de um jovem refugiado, vai no entanto dar início a um pesadelo de violência que destruirá a ténue serenidade de Mary. Intuitivamente, ela vai confiar na ajuda e compreensão de Rowley Flint, um estranho de reputação mais que duvidosa. E compreenderá com ele que rejeitar o amor, mesmo com todos os seus múltiplos riscos, é rejeitar a própria vida.”
 
Cenas da Vida de São Francisco, Domenico Ghirlandaio
 
Este é definitivamente um ano de estreias. Desta vez uma obra, de 1941, de Somerset Maugham, um dos mais famosos romancistas britânicos do século XX. A acção ocorre no final dos anos 30 após o discurso de Hitler na varanda de Laundhaus, em Linz, quando a Alemanha invadiu a Áustria. Já o cenário mais frequente é uma “villa” no cimo de uma colina com vista para as cúpulas e torres de Florença.
 
A leitura revelou-se bastante agradável, um pequeno romance de cerca de 120 páginas, com toques de arte, tão característica de Florença, com suspense muito bem conseguido e, ainda, com uma parte mais introspectiva ao conhecermos Mary, a personagem principal, os seus sentimentos entre três homens bastante diferentes entre si e as suas reacções a um conjunto de acontecimentos surpreendentes que a envolvem ao longo da obra. A escrita de Somerset foi sempre muito cativante e conseguiu fazer sentir-me feliz tal como Mary, quando apreciava a beleza de Florença, pela sua descrição tão pitoresca, que a deslumbrava enquanto tomava chá, pela tarde, no terraço da casa, do século XVI, dos seus amigos Leonards.

 

 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    Sara 03.08.2009

    Obrigada Iceman!


    Mas não tenho, de todo, a "vossa" bagagem literário nem o vosso jeito para as palavras!


    Mas adoro ler Image
  • Comentar:

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.