Dívida de Sangue

Autor: Charlaine Harris
Editora: Saída de Emergência
Ano de Edição: 2009
Título Original: Living Dead in Dallas
Tradução: Renato Carreira
ISBN: 978-989-637-137-1
N.º Pág.: 253
“Sookie Stackhouse está numa maré de azar: primeiro o seu colega de trabalho é morto e ninguém se parece preocupar; depois, é atacada por uma criatura que a infecta com um veneno doloroso e mortal. Tudo se complica quando Bill nada consegue fazer e pede a ajuda de Eric para lhe salvar a vida. A questão é que agora ela está em dívida para com Eric – um vampiro deslumbrante mas tão belo quanto perigoso. E quando ele lhe pede um favor em troca, ela tem que aceder.
De repente, Sookie está em Dallas a usar os seus poderes telepáticos para encontrar um vampiro. A sua condição é que os humanos não devem ser magoados. Mas a promessa de os vampiros se manterem na ordem é mais fácil de dizer do que cumprir. Basta uma bela rapariga e um pequeno deslize para que tudo comece a correr mal…
Entretanto, também Eric tem os seus próprios segredos…”
Li o primeiro desta saga já há algum tempo mas não tinha intenção de continuar a segui-la. Teve alguns momentos que me despertaram interesse mas, no geral, não é o estilo literário que mais admiro – nada contra vampiros!. No final das férias requisitei a série – a primeira temporada –, não tinha visto nenhum episódio e quando vi o dvd fiquei curiosa. Acabei por ver todos os episódios em três dias seguidos, dos quais preferi o último – menos sexo (que série tão gráfica!), mais intriga e suspense…
Peguei, então, no segundo livro…
A trama inicia-se com a descoberta do corpo, recentemente assassinado, de Lafayette no carro de Andy, detective da polícia local. Sookie decide usar os seus poderes telepáticos para descobrir quem matou Lafayette e, assim, ilibar o detective Andy. No entanto, surgem várias situações críticas que ganham prioridade e que, consequentemente, adiam o seu plano.
Sookie é alvo da sede de vingança por diferentes tipos de seres, situação que permite ao leitor conhecer esta personagem mais a fundo, assim como os vampiros Bill e Eric.
Neste livro, a autora explora o conflito entre os humanos e os vampiros, sendo um dos cenários principais de acção uma igreja onde são realizados retiros para os humanos que odeiam vampiros. Quanto a relações, surge, também, a primeira zanga entre Sookie e Bill, originada pelos seus instintos de vampiro e uma ligação muito próxima entre Sookie e Eric, discretamente traçada por este, a qual gera ciúmes em Bill.
Neste livro, Charlaine Harris apresenta-nos novas criaturas: duendes e ménades.
A escrita neste livro é mais segura e a história bem mais interessante (mais conteúdo, menos sexo). Gostei, particularmente, das novas personagens Luna (metamorfa) e Callisto (ménade).
