Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

A Revoada

Sara, 17.06.09

“A Revoada conta-nos a história de uma população que se une para impedir o enterro de um estranho personagem. Um antigo médico, odiado pelo povo, morre, e um velho coronel na reforma, para cumprir uma promessa, empenha-se em enterrá-lo, apesar da oposição de todo o povoado e das suas autoridades.

Como numa tragédia grega, o velho coronel, com a ajuda da filha e do neto, tentará cumprir a funesta tarefa. Através dos pensamentos destas três personagens é narrada a acção, composta pela descrição dos preparativos para o enterro e por recordações de um quarto de século da história de Macondo, de 1905 a 1928, e do ódio nela acumulado.”
 
 Guajiros, óleo/canvas, 2007, de Oscar Suarez Garcia
 
Segundo a minha interpretação, esta obra foca, principalmente, a importância de conhecermos os dois lados de qualquer história e evitar tirarmos conclusões precipitadas.
 
A obra inicia-se com uma cena dramática - a morte do médico - e desenrola-se num único local, onde este faleceu. Apesar da povoação vê-lo como a encarnação do diabo e querer deixá-lo insepulto, esta mesma povoação já tinha recorrido a ele, frequentemente, como pacientes. Portanto, ao longo da obra observamos o estranho desenrolar da vida do médico, pelos três diferentes narradores. Um deles terá a resposta para todo este mistério e o ponto de vista mais aproximado sobre aquilo que verdadeiramente se passou.
 
Esta obra é bem diferente das últimas que tenho lido. A escrita é mais rica, existem várias analepses e o narrador alterna entre três personagens diferentes e nem sempre nos apercebemos, logo no início da transição, para que personagem se alterou, o que implica maior atenção. Já tinha lido outra obra deste escritor, “Crónica de uma Morte Anunciada”, por isso a escrita não é nova para mim e esta obra veio só confirmar mais uma preferência minha e mais livros a ler!
 
 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.