Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Sangue Fresco - Morte até ao Anoitecer

Sara, 08.06.09

“Morte até ao Anoitecer” é a primeira obra da série de livros “Sangue Fresco” da escritora Charlaine Harris, livro este que inspirou a série televisiva “True Blood” da HBO.

 

 

“Uma grande mudança social está a afectar toda a humanidade. Os vampiros acabaram de ser reconhecidos como cidadãos. Após a criação em laboratório, de um sangue sintético comercializável e inofensivo, eles deixaram de ter que se alimentar de sangue humano... Sookie Stackhouse é uma empregada de mesa numa pequena vila de Louisiana. É sossegada, tímida, e não sai muito. Não porque não seja bonita – porque é – mas acontece que Sookie tem um certo “problema”: consegue ler os pensamentos dos outros... Então surge Bill: alto, moreno, bonito, a quem Sookie não consegue ouvir os pensamentos. Com bons ou maus pensamentos ele é exactamente o tipo de homem com quem ela sonha. Mas Bill tem o seu próprio problema: é um vampiro... e é suspeito de todos os males que acontecem nas redondezas. Quando a sua colega é morta, Sookie percebe que a maldade veio para ficar nesta pequena terra de Louisiana. Aos poucos... descobre-se que o próprio sangue dos vampiros funciona nos humanos como uma das drogas mais poderosas e desejadas. Será que ao aceitar os vampiros a humanidade acabou de aceitar a sua própria extinção?”

 

Nesta obra, Sookie, a personagem principal, ouve os pensamentos das pessoas. O que no início podia parecer um poder especial é, na realidade, um pesadelo no seu dia-a-dia. Acabou por deixar os estudos devido à falta de concentração que este poder lhe causava e, mesmo no café, onde trabalha, as horas de refeições podem ser verdadeiros pesadelos. Se conhece alguém interessante, rapidamente, numa conversa, ouve as intenções sexuais deste. É por esta razão que Bill se torna logo irresistível, e, pela primeira vez, o romance torna-se possível na sua vida.

 

No entanto, o poder que faz com que as pessoas a olhem de uma forma estranha e a julguem maluca é o mesmo poder que leva as pessoas a pedir-lhe ajuda, mais tarde, para investigar as tragédias que vão surgindo na sua terra.

 

A leitura, no geral, é muito simples e corrida tornando-se, no meu ponto de vista, aborrecida. Tem, no entanto, os seus pontos bastante interessantes que passam pela apresentação dos comportamentos sociais e sexuais dos vampiros, pelo romance entre Sookie e Bill e pelos assassínios que vão ocorrendo. Para além dos vampiros, a escritora apresenta também, nesta obra, os metamorfos, pessoas que, nas noites de lua cheia, se transformam no último animal que tiverem visto. Os metamorfos também conseguem transformar-se noutras alturas mas é um processo mais difícil e demorado pois não é espontâneo como nas noites de lua cheia.

 

 

Os fãs podem sempre espreitar o blog da série, aqui!

 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.