Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Questionário da Estante de Livros

Sara, 07.10.09

Há uns tempos a Estante de Livros criou um questionário que entretanto descobri e achei que seria engraçado responder, até para tornar o blog num espaço mais pessoal, para me conhecerem melhor! Deixo então aqui, a minha opinião relativamente a cada questão!

 
1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
Comecei por conhecer o blog do Crítico – Os livros – que adorei e como também partilho a paixão dos livros, achei que ter um espaço meu na Internet sobre as minhas leituras poderia tornar mais fácil a troca de opiniões que no dia-a-dia não é tão fácil que aconteça.
 
2 - És um leitor rápido? Quantos livros lês, em média, por mês?
Depende muito do tamanho do livro, se estou ou não a gostar da leitura e trabalho que tenho em mãos. Diria que num mês varia entre 2 e 7.
 
3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?
Um dos que mais me marcou ultimamente foi Rebecca de Daphne du Maurier, pela escrita e pelo enredo. É certamente um dos meus livros preferidos, até ao momento.
 
4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
As situações pelas quais a personagem passou, os sentimentos que a personagem vai exprimindo e a forma como a personagem reflecte sobre as situações que vão ocorrendo são as características que me aproximam mais da personagem ou da história.
 
5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Não gosto de dizer que tenho um género literário preferido, prefiro pensar que sou transversal aos géneros e que o que importa é que o livro seja bom, que me agarre.
Juliet Marillier foi uma das últimas escritoras que mais me deixou encantada.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Regra geral, fico sempre insatisfeita. Mas recentemente vi um que me agradou bastante: “Os Homens que Odeiam as Mulheres” adaptação do policial de Stieg Larsson.
 
7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Pessoalmente, prefiro os livros. Para além dos ecrãs me cansarem muito a vista, tenho de sentir o livro, o passar de folha, não há comparação possível!
 
8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?
Acho que tem de se atacar pelos mais novos. A televisão é, infelizmente, uma grande influência nas crianças e podia-se aproveitar essa situação a favor da leitura. Criar programas engraçados, cultivar a leitura de livros nas séries que as crianças e adolescentes costumam ver com a intenção de ficarem curiosos sobre os temas de que estão a falar!

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?
Acho que é sempre preciso ter um amor próprio aos livros mas a descoberta deles pode depender muito dos factores externos, como o início de leitura com o nosso pai, mãe, irmão, ...
 
Deixem também as vossas opiniões!
 

1 comentário

Comentar post