Quarta-feira, 31 de Agosto de 2016

Carta à Minha Filha

 

Autor: Maya Angelou

Título Original: Letter to My Daughter

Editora: Estrela Polar (Grupo Leya)

ISBN: 978-989-8206-35-0

N.º Páginas: 186

 

 

 

 

 

Sinopse:

Em pequenos e fascinantes textos, Maya Angelou permite-nos vislumbrar alguns aspectos da vida tumultuosa que a levou à posição cimeira que ocupa nas letras americanas e lhe ensinou lições de solidariedade e de força: a sua educação por uma avó insubmissa no ambiente de segregação racial do Arkansas, a sua vida a partir dos treze anos com a mãe, uma pessoa muito mais mundana e menos religiosa, até se transformar numa adolescente meio desajeitada, cuja primeira experiência de sexo sem amor a deixou, paradoxalmente, com a sua maior dádiva, um filho.

Maya Angelou escreve do coração para milhões de mulheres que considera fazerem parte da sua família. Como sempre acontece com as suas obras, Carta À Minha Filha é um livro que encanta e ensina. É um livro para estimar, saborear, ler várias vezes e partilhar.

 

Opinião:

Foi uma mera coincidência ter pegado num livro prático após ter lido o de Alain de Botton (Como Proust Pode Mudar a Sua Vida). Já conhecia a autora através de diversas entrevistas que deu a Oprah (vê esta, onde fala, nomeadamente, do poema que Bill Clinton lhe solicitou) mas nunca tinha tido oportunidade de lê-la, apesar da sua reputação, na escrita e na poesia, tê-la sempre antecedido.

Carta à Minha Filha é um livro de memórias, onde a autora, através de histórias da sua vida e de alguns poemas, vai contando alguns momentos marcantes, culminando em lições para o leitor, revelações que foram surgindo com a sua experiência de vida. É também um livro prático mas penso que mais atual e mais transversal, seja na idade, sexo, raça ou credo.

Podes não controlar todos os acontecimentos da tua vida, mas podes decidir não deixar que eles te debilitem. Tenta ser o arco-íris da nuvem de outra pessoa. Não te queixes. Esforça-te por mudar as coisas de que não gostas. Se não conseguires mudá-las, muda a tua maneira de pensar. Talvez descubras uma nova solução

Talvez por já conhecer a voz calma e meiga da autora, e achá-la tão reconfortante, acabei por ler o livro através dessa mesma voz. É um livro íntimo e intenso e foi escrito, sem qualquer dúvida, com muita sabedoria, ternura e amor. Li-o em dois dias, mas podia tê-lo lido em poucas horas, não fosse o meu desejo que esta leitura nunca mais terminasse! Peca por algumas das "cartas" terem sido escritas de uma forma tão resumida...

 

publicado por Sara às 20:48

link do post | comenta | adiciona aos favoritos
|

.subscrever feeds

.pesquisa aqui!

 
Sugestões? Parcerias? Escreve-me para: as23horas@gmail.com

.Estou a ler:

.últ. comentários

Olá..Sou do Brasil...e estou procurando desesperad...
Fiquei curiosa, especialmente com o primeiro :)
O do Tiago Rebelo tem sido um sucesso. Vale a pena...
Olá *-* Ando à procura de blogs de Portugal com qu...
Adorei o blog e as avaliações. Bom, eu escrevo con...
gostei do blog. quando puder dá uma conferida no m...
Terminei este livro anteontem e ainda estou sob o ...
o último segredo... http://www.youtube.com/watch?...
Que pena que Susanna Tamaro não tenha passado pelo...
Perfeito!Aguardo o seu comentário no meu blog:este...

.links

.arquivos