Terça-feira, 19 de Maio de 2009

Anjos e Demónios

Nunca li nenhuma obra de Dan Brown. Há cerca de 4 anos lembro-me de todos os meus amigos terem lido o Código da Vinci ou pelo menos falavam como tal. Eu não sou muito de modas, normalmente deixo a loucura passar e depois, ai sim, se a curiosidade se mantiver, descobrir o que causou tanto furor.

 

Então, há uns 4 meses vi, finalmente, o Código da Vinci. Lembro-me perfeitamente de colocar o dvd no leitor e pensar “Vamos lá ver porque é que este filme causou tanta sensação...”. Vi, deixei-me levar e gostei mas fiquei com vontade de o ver outra vez, de uma forma mais crítica. Mas não cheguei a fazê-lo.

 

 

Ontem fui ver o “Anjos e Demónios” e esperava por uma sala cheia. Estávamos apenas quatro. Fui com grande expectativa e a meio do filme só conseguia pensar e, por vezes, até expressar sentimentos começados por “Que disparate...”. Saí da sala a pensar que o filme no seu contexto histórico era muito interessante e que o romance criado também mas já a parte da acção... só para rir... Cenas como uma explosão que destrói tudo à volta, faz pessoas voar e ao mesmo tempo aparece um homem no céu lançado dum helicóptero a uma altitude que não me parece muito credível e de pára-quedas aberto, intacto, e chega ao solo e ainda anda pelo seu pé. Só para inglês ver. E como esta cena, existem muitas mais.

 

Para meu grande desapontamento, quando cheguei a casa pesquisei sobre os Illuminati, uma das sociedades secretas de pensadores e ainda consegui encontrar mais erros e situações que aparentemente nunca se sucederam como no filme nos leva a crer. O ponto para mim mais alto foi mesmo a riqueza do filme em história de arte, conhecem-se várias igrejas, esculturas, praças, etc. Fiquei ainda mais interessada em visitar Roma. Tornou-se mesmo o meu destino preferido a visitar.

 

Claro que o filme é um romance, mas se um romance se enquadra numa situação histórica, os factos devem ser revelados sem erros temporais ou invenções. Caso contrário, todo o filme se perde e passa a ser algo a esquecer.

 

Mas, mesmo assim, ainda tenho curiosidade em conhecer os livros de Dan Brown. Costumo ler as obras antes de estas serem adaptadas ao cinema e a obra é sempre mais rica, cheia de pormenores enquanto que na adaptação se perdem e, muitas vezes, resulta em interpretações que podem ser bastante diferentes.

 

Como ignorante sobre este escritor fui procurar o site oficial das suas obras (e está aqui) com a lista dos seus romances: The DaVinci Code, Angels & Demons, Digital Fortress, Deception Point e The Lost Symbol, que será publicado em Setembro deste ano.

 

Quanto à próxima adaptação a filme, dificilmente a irei ver.

sinto-me:
quero conhecer: Dan Brown
publicado por Sara às 15:24

link do post | comenta | adiciona aos favoritos
|
6 comentários:
De Fátima Bento a 5 de Junho de 2009 às 15:15
Olha, "Anjos e Demónios" tem de ser visto como uma obra de ficção. Só. E as cenas que achaste tão disparatadas, são do calibre das que achamos igualmente inverosímeis em qualquer 007... e vemos na mesma...

Não é suposto irmos todos a correr tirar a prova dos nove aos 'Illuminatti' de Dan Brown... ele até os podia pôr como bobos da corte, ficção é ficção.

Eu gostei do Anjos e Demónios. Não gostei do Código daVinci (dos filmes).

Quanto aos livros, gostei muito de ambos. Mas quanto a Dan Brown, fico-me por aqui. Ainda li "A Conspiração"(Deception Point), mas já não consegui passar da terceira página do "Fortaleza Digital". Tenho curiosidade quanto ao livro que vai sair em Setembro, tão só porque eles têm vindo a ser editados da frente para trás, sendo o "Código", o último que o autor escreveu, pelo que este vai ser o primeiro escrito à postriori. Provávelmente vou acabar or comprá-lo.

Mas não sejas tão exigente... é só ficção -no "Código", ele foi mais exigente consigo próprio (e mesmo assim, é falhas por todo o lado... ), mas o "Anjos", é puro entretenimento... Se ele pensou que era outa coisa, enganou-se...

's e bfs

De Sara a 8 de Junho de 2009 às 18:01
Obrigada pelo teu comentário e compreendo perfeitamente o teu ponto de vista.

Mas, mesmo assim, eu continuo a achar que se um livro ou um filme pega numa ou em várias situações históricas para daí evoluir em romance, o contexto deve estar correcto!

Beijinhos!!
De Tânia * a 16 de Junho de 2009 às 13:31
eu li o livro, e sinceramente, nem me atrevo a ver o filme, porque também li o Código de DaVinci e gostei bem mais do livro do que do filme...
já agora parabéns pelo destaque *
De Sara a 16 de Junho de 2009 às 23:16
Eu prefiro sempre o livro ao filme. O livro tem sempre mais pormenores e, por vezes, bem importantes na história e que o filme não apresenta.

Um exemplo disto é as Memórias de uma Gueixa. Li o livro e depois, ao ver o filme, fiquei muito desiludida. Isto é, eu teria adorado o filme se não tivesse lido o livro porque acho que os actores foram bem escolhidos e os cenários muito giros. Mas o filme conta a história um pouco deturpada relativamente ao livro. Pelo menos, segundo a minha interpretação..

Mas vou ler Dan Brown. De certeza!
De Tânia * a 17 de Junho de 2009 às 16:03
eu agora é que estou a ler Memórias de uma Gueixa, o livro está muito bem conseguido e dá-me mesmo a sensação de estar a ver aquilo que estou a ler, sinceramente, não vi o filme e acho que nem o vou ver, opto sempre por ficar-me pelo livro *
De css a 17 de Junho de 2009 às 16:13
A adaptação cinematográfica foi um fracasso. O livro não é uma obra prima da literatura, mas merece ser lido.

Comenta

.subscrever feeds

.pesquisa aqui!

 
Sugestões? Parcerias? Escreve-me para: as23horas@gmail.com

.Estou a ler:

.últ. comentários

Olá..Sou do Brasil...e estou procurando desesperad...
Fiquei curiosa, especialmente com o primeiro :)
O do Tiago Rebelo tem sido um sucesso. Vale a pena...
Olá *-* Ando à procura de blogs de Portugal com qu...
Adorei o blog e as avaliações. Bom, eu escrevo con...
gostei do blog. quando puder dá uma conferida no m...
Terminei este livro anteontem e ainda estou sob o ...
o último segredo... http://www.youtube.com/watch?...
Que pena que Susanna Tamaro não tenha passado pelo...
Perfeito!Aguardo o seu comentário no meu blog:este...

.links

.arquivos