Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

O Talentoso Mr. Ripley

Sara, 18.07.09

“Tom Ripley, um jovem desempregado que se dedica a pequenas burlas, é contactado pelo pai de um velho conhecido, que lhe oferece uma viagem a Itália com todas as despesas pagas para tentar convencer o seu filho Dickie a voltar para casa e encarregar-se da empresa familiar. Na Itália, Tom afeiçoa-se a Dickie e conhece uma existência despreocupada e luxuosa a que nunca tinha tido possibilidades de aceder. Quando Dickie começa a suspeitar das boas intenções do seu novo amigo, Tom fica desesperado, chegando a extremos impensáveis para poder manter o acesso àquele estilo de vida.”

 

 
Esta leitura foi bastante divertida, toda a obra está cheia de situações caricatas que são criadas por Tom, a personagem principal. A leitura torna-se portanto muito entusiasmante, pois Tom consegue sempre surpreender-nos com o seu passo seguinte. No início conhecemos Tom como uma personagem que tem controlo sob si própria e toma decisões reflectidas sempre com o dinheiro, o conforto e o sucesso como os seus objectivos principais mas, mais tarde, Tom é causador de uma série de situações perigosas e, a partir de certa altura, cria-se um ambiente de desconfiança e Tom deixa de poder pensar no seu passo seguinte com alguma antecedência, vê-se pressionado a agir depressa. O que será que Tom está disposto a fazer para atingir os seus objectivos e conseguirá, depois, Tom dar a volta às situações que teimam vir ao de cima?
 
“O Talentoso Mr. Ripley” é uma obra de Patricia Highsmith entre uma série de livros dedicados a Tom Ripley, sendo este precisamente o primeiro deles. Em 1999, este romance policial foi adaptado ao cinema com Matt Damon como Tom Ripley, Jude Law no papel de Dickie e Gwyneth Paltrow como Marge Sherwood, que se apaixona por Dickie e tenta protegê-lo de Tom, de quem desconfia desde o primeiro instante.
 
Eu ainda não vi o filme mas é dos próximos a ver, sem dúvida!
 
Adoro ler o livro, imaginar as personagens e os cenários e depois ver o filme. É sempre engraçado descobrir as parecenças e contrastes com aquilo que tínhamos imaginado!
 
 

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.