Sábado, 18 de Julho de 2009

O Talentoso Mr. Ripley

“Tom Ripley, um jovem desempregado que se dedica a pequenas burlas, é contactado pelo pai de um velho conhecido, que lhe oferece uma viagem a Itália com todas as despesas pagas para tentar convencer o seu filho Dickie a voltar para casa e encarregar-se da empresa familiar. Na Itália, Tom afeiçoa-se a Dickie e conhece uma existência despreocupada e luxuosa a que nunca tinha tido possibilidades de aceder. Quando Dickie começa a suspeitar das boas intenções do seu novo amigo, Tom fica desesperado, chegando a extremos impensáveis para poder manter o acesso àquele estilo de vida.”

 

 
Esta leitura foi bastante divertida, toda a obra está cheia de situações caricatas que são criadas por Tom, a personagem principal. A leitura torna-se portanto muito entusiasmante, pois Tom consegue sempre surpreender-nos com o seu passo seguinte. No início conhecemos Tom como uma personagem que tem controlo sob si própria e toma decisões reflectidas sempre com o dinheiro, o conforto e o sucesso como os seus objectivos principais mas, mais tarde, Tom é causador de uma série de situações perigosas e, a partir de certa altura, cria-se um ambiente de desconfiança e Tom deixa de poder pensar no seu passo seguinte com alguma antecedência, vê-se pressionado a agir depressa. O que será que Tom está disposto a fazer para atingir os seus objectivos e conseguirá, depois, Tom dar a volta às situações que teimam vir ao de cima?
 
“O Talentoso Mr. Ripley” é uma obra de Patricia Highsmith entre uma série de livros dedicados a Tom Ripley, sendo este precisamente o primeiro deles. Em 1999, este romance policial foi adaptado ao cinema com Matt Damon como Tom Ripley, Jude Law no papel de Dickie e Gwyneth Paltrow como Marge Sherwood, que se apaixona por Dickie e tenta protegê-lo de Tom, de quem desconfia desde o primeiro instante.
 
Eu ainda não vi o filme mas é dos próximos a ver, sem dúvida!
 
Adoro ler o livro, imaginar as personagens e os cenários e depois ver o filme. É sempre engraçado descobrir as parecenças e contrastes com aquilo que tínhamos imaginado!
 
 
sinto-me: Que vai ele aprontar a seguir?
publicado por Sara às 09:16

link do post | comenta | adiciona aos favoritos
|
2 comentários:
De Pianistazul a 18 de Julho de 2009 às 19:18
Ao ler a crítica sobre este livro fiquei super interessada em conhecê-lo. Parabéns por esta ideia fantástica de nos dar a conhecer livros, que acompanhados com as críticas, nos dá vontade de ir com eles" de braço dado" para férias.

Beijinhos e espero pelo próximo!
De Sara a 19 de Julho de 2009 às 23:08
Obrigada!

É mesmo essa a ideia do blog, dar a conhecer diferentes livros e até discutir ideias sobre eles!

 

Comenta

.subscrever feeds

.pesquisa aqui!

 
Sugestões? Parcerias? Escreve-me para: as23horas@gmail.com

.Estou a ler:

.últ. comentários

Olá..Sou do Brasil...e estou procurando desesperad...
Fiquei curiosa, especialmente com o primeiro :)
O do Tiago Rebelo tem sido um sucesso. Vale a pena...
Olá *-* Ando à procura de blogs de Portugal com qu...
Adorei o blog e as avaliações. Bom, eu escrevo con...
gostei do blog. quando puder dá uma conferida no m...
Terminei este livro anteontem e ainda estou sob o ...
o último segredo... http://www.youtube.com/watch?...
Que pena que Susanna Tamaro não tenha passado pelo...
Perfeito!Aguardo o seu comentário no meu blog:este...

.links

.arquivos