Quinta-feira, 11 de Agosto de 2011

A História do Senhor Sommer

 

Autor: Patrick Süskind

Editora: Sextante Editora

Ano de Edição: 2007

Título Original: Die Geschichte von Herrn Sommer

Tradução: Maria Castro Dias

ISBN: 978-989-8093-31-8

N.º Pág.: 102

 

 

 

 

“No tempo em que eu ainda trepava às árvores, vivia na nossa aldeia, a uns dois quilómetros da nossa casa, um homem a quem chamavam senhor Sommer. Ninguém sabia qual era o seu nome de baptismo e também ninguém sabia se ele tinha ou não uma profissão.

Mas embora pouco se soubesse sobre o senhor Sommer, toda a gente o conhecia, pois andava permanentemente de um lado para o outro. Podia nevar ou cair granizo, podia estar um temporal ou chove a cântaros, podia o sol queimar ou aproximar-se um furacão, como uma alma penada, atravessando a paisagem e os sonhos do narrador..”

 

Há dois anos atrás conheci, em Sesimbra, a iniciativa Bibliotecas de Praia que, hoje em dia, está presente nas duas praias de Sesimbra, nas praias do Meco e ainda na Albufeira, nos meses de Verão. Logo inscrevi-me na biblioteca, fiz o cartão e iniciei as minhas requisições de praia. Até então uma das minhas bagagens pela altura do Verão era uma mala cheia de livros, pesada como se transportasse nela pedra – segundo as palavras do meu pai, especialista nessa matéria – e mais um incómodo volume no porta-bagagem. Foi também a iniciativa Bibliotecas de Praia que impulsionou a vontade de partilhar as minhas leituras – na altura não tinha a mínima consciência da dificuldade que é compatibilizar a construção e manutenção de um blog e o ritmo de leitura de então com as aulas e todos os imprevistos que a vida nos dá -, já ponderei, desde então, fechar o blog e reiniciá-lo quando a vida o permitisse mas a paixão pela leitura mantém-se bem viva... Regressando ao livro!

 

 

Já há uns tempos tinha lido o “Perfume”, uma das minhas obras preferidas e quando vi outro romance deste autor nas prateleiras da biblioteca de praia nem pensei duas vezes!

Esta é a história do morador mais conhecido do Lugar de Baixo, o senhor Sommer, descrita por alguém que recorda os seus tempos de juventude de há muitos anos atrás. O sr. Sommer é um homem que, em todo o seu tempo de vida passado no Lugar de Baixo, caminha de um lado para o outro, incessantemente sem nunca parar. E por esta razão faz parte da vida de todos os moradores, surgindo sempre no pano de fundo. Ele está presente quando o narrador vai para a escola, quando regressa a casa, quando se apaixona pela Carolina, quando vai até às aulas de piano e quando planeia a morte numa copa de árvore depois de uma conturbada aula em que se recusa a tocar um fá sustenido após a professora ter espirrado e projectado o seu ranho para essa tecla preta do piano.

Os vizinhos do sr. Sommer defendem várias teorias para as caminhadas deste e, mais tarde, teorias que explicam o seu desaparecimento mas apenas o narrador conhece o seu paradeiro e só agora o revela, ao leitor.

 

Relativamente à escrita não é tão descritiva como acontece em “O Perfume” dando uma sensação de simplicidade que leva o leitor a recordar os seus tempos de infância. Em apenas cem páginas, há momentos comoventes, de acção e hilariantes, estando alguns deles representados na ilustração de Sempé.

 

publicado por Sara às 21:38

link do post | comenta | adiciona aos favoritos
|

.subscrever feeds

.pesquisa aqui!

 
Sugestões? Parcerias? Escreve-me para: as23horas@gmail.com

.Estou a ler:

.últ. comentários

Olá..Sou do Brasil...e estou procurando desesperad...
Fiquei curiosa, especialmente com o primeiro :)
O do Tiago Rebelo tem sido um sucesso. Vale a pena...
Olá *-* Ando à procura de blogs de Portugal com qu...
Adorei o blog e as avaliações. Bom, eu escrevo con...
gostei do blog. quando puder dá uma conferida no m...
Terminei este livro anteontem e ainda estou sob o ...
o último segredo... http://www.youtube.com/watch?...
Que pena que Susanna Tamaro não tenha passado pelo...
Perfeito!Aguardo o seu comentário no meu blog:este...

.links

.arquivos