Quarta-feira, 17 de Junho de 2009

A Revoada

“A Revoada conta-nos a história de uma população que se une para impedir o enterro de um estranho personagem. Um antigo médico, odiado pelo povo, morre, e um velho coronel na reforma, para cumprir uma promessa, empenha-se em enterrá-lo, apesar da oposição de todo o povoado e das suas autoridades.

Como numa tragédia grega, o velho coronel, com a ajuda da filha e do neto, tentará cumprir a funesta tarefa. Através dos pensamentos destas três personagens é narrada a acção, composta pela descrição dos preparativos para o enterro e por recordações de um quarto de século da história de Macondo, de 1905 a 1928, e do ódio nela acumulado.”
 
 Guajiros, óleo/canvas, 2007, de Oscar Suarez Garcia
 
Segundo a minha interpretação, esta obra foca, principalmente, a importância de conhecermos os dois lados de qualquer história e evitar tirarmos conclusões precipitadas.
 
A obra inicia-se com uma cena dramática - a morte do médico - e desenrola-se num único local, onde este faleceu. Apesar da povoação vê-lo como a encarnação do diabo e querer deixá-lo insepulto, esta mesma povoação já tinha recorrido a ele, frequentemente, como pacientes. Portanto, ao longo da obra observamos o estranho desenrolar da vida do médico, pelos três diferentes narradores. Um deles terá a resposta para todo este mistério e o ponto de vista mais aproximado sobre aquilo que verdadeiramente se passou.
 
Esta obra é bem diferente das últimas que tenho lido. A escrita é mais rica, existem várias analepses e o narrador alterna entre três personagens diferentes e nem sempre nos apercebemos, logo no início da transição, para que personagem se alterou, o que implica maior atenção. Já tinha lido outra obra deste escritor, “Crónica de uma Morte Anunciada”, por isso a escrita não é nova para mim e esta obra veio só confirmar mais uma preferência minha e mais livros a ler!
 
 
quero conhecer: Cem Anos de Solidão
publicado por Sara às 20:12

link do post | comenta | adiciona aos favoritos
|
2 comentários:
De Fátima Bento a 17 de Junho de 2009 às 22:01
Gostei da crítica e fiquei com vontade de ler o livro. Tenho aí dois livros do autor, mas sinceramente ainda não os li.

O teu destaque foi, de todo, merecido. Parabéns. estás a fazer um óptimo trabalho!



De Sara a 18 de Junho de 2009 às 12:57
Muito obrigada!

Eu também já tinha cá em casa um livro dele (Cem Anos de Solidão) antes de comprar este e agora, depois de ter lido A Revoada tenho mesmo de ler o outro. Aliás a Revoada pode ser vista como uma introdução a Cem Anos de Solidão!

Obrigada pelo teu comentário

Comenta

.subscrever feeds

.pesquisa aqui!

 
Sugestões? Parcerias? Escreve-me para: as23horas@gmail.com

.Estou a ler:

.últ. comentários

Olá..Sou do Brasil...e estou procurando desesperad...
Fiquei curiosa, especialmente com o primeiro :)
O do Tiago Rebelo tem sido um sucesso. Vale a pena...
Olá *-* Ando à procura de blogs de Portugal com qu...
Adorei o blog e as avaliações. Bom, eu escrevo con...
gostei do blog. quando puder dá uma conferida no m...
Terminei este livro anteontem e ainda estou sob o ...
o último segredo... http://www.youtube.com/watch?...
Que pena que Susanna Tamaro não tenha passado pelo...
Perfeito!Aguardo o seu comentário no meu blog:este...

.links

.arquivos