Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Às 23h

Livros na Minha Cabeceira

Firmin

Sara, 28.01.10

 
 
Autor: Sam Savage
Editora: Planeta
Ano de Edição: 2009
Título Original: Adventures of a Metropolitan Lowlife
Tradução: Sofia Gomes
Ilustração: Fernando Krahn
N.º Páginas: 155
ISBN: 978-989-675-001-9
 
 
“Nascido na cave da Pembroke Books, uma livraria de Boston dos anos 60, Firmin aprendeu a ler devorando as páginas de um livro. Mas uma ratazana culta é uma ratazana solitária. Marginalizado pela família, procura a amizade do seu herói, o livreiro, e de um escritor fracassado. À medida que Firmin desenvolve uma fome insaciável pelos livros, a sua emoção e os seus medos tornam-se humanos. É uma alma delicada presa num corpo de ratazana e essa é a sua tragédia”
 
Firmin foi um livro lido em dois dias, de leitura fácil, que me tocou o coração e me fez pensar. Se por um lado o livro me atraia por ter como pano de fundo a paixão pelos livros por outro, o facto de ser uma ratazana a personagem principal fazia-me torcer o nariz… confesso que ratazanas enfim, prefiro-as bem longe de mim. xD
 
Mas o Firmin conquistou-me facilmente o coração. Assistimos ao seu nascimento, o último de uma ninhada de treze, e aqui o treze nada de auspicioso traz, desde cedo Firmin tem de lutar para se alimentar pois a mãe Flo, como todas as ratazanas, tem apenas 12 tetas. Assistimos aos primeiros passos e às primeiras diferenças entre ele e os irmãos. Firmin é um ser racional, emocional, enclausurado no seu corpo de ratazana. E assistimos ao seu crescimento e à tentativa de mostrar a nós, seres humanos, que nos ouve, que partilha o mesmo tipo de emoções mas que não consegue simplesmente falar connosco por não possuir as cordas vocais adequadas.
 
A vida de Firmin é um conjunto de peripécias que, com muito sentido de humor, vai atribuindo-lhes nomes como “Perseguição e Fuga nas Cidades mais Antigas da América”, “O Primeiro Ser Humano que F. Amou” e “Veneno para Ratos, ou Um Amor Traído”. Por outro lado temos também uma reflexão constante sobre o amor, a amizade, a desilusão e a solidão, sobre o sentido da vida.
 
E esta história é também sobre nós, amantes da leitura, pessoas que tiram prazer de uma simples ida a uma livraria ou biblioteca, de um encontrar entre muitos livros aquele especial que procurávamos há muito, do saborear ao virar de cada página a nova realidade que o livro nos mostra, de todas estas pequenas coisas que nos prendem sempre.
 
Firmin é a estreia de Sam Savage, licenciado e doutorado em Filosofia em Yale e com um percurso de vida peculiar.
 
Pontuação: 8/10

 

 

7 comentários

Comentar post